O caminho para a silhueta ideal
*Imagem da minha autoria
O ano ainda vai no seu início, altura em que as resoluções, e objetivos estão frescos na memória e ainda em fase de implementação e/ou ser encaminhados para a sua melhor concretização.
Porque o caminho para alcançar os nossos objetivos está literalmente debaixo dos nossos pés..! :)
Para muitas nós um objetivo sempre em mente é o do peso/ silhueta ideal. E não só consegui-lo como mantê-lo... Evitando as tão desagradáveis oscilações de peso.
Não existem receitas milagrosas, penso que tudo o que é para ser duradouro é conquistado e não conseguido automaticamente. A persistência em alcançar mais e melhor para nós e para a nossa saúde compensa sempre. Não tenho dúvida. Foi assim no meu caso pessoal. Necessitei disciplinar a minha alimentação (alimentos orgânicos, bonitos e vivos) e o meu treino diário. Consegui pequenas vitórias... E.. aos poucos fui mantendo a minha forma e silhueta. Sem oscilações de peso (que sempre foram recorrentes para mim).
Mas está não é puramente uma questão estética, antes interliga-se com esta. E passa em primeiro lugar por uma questão de saúde e bem estar gerais. Concretamente no universo feminino, um excesso de peso/oscilações repentinas são sintomas de desiquilíbrios ao nível do seu próprio ritmo interno e sistema hormonal. Que causam desanimo e mau estar... Tudo porque as tuas hormonas femininas naturais não estão equilibradas, e portanto a cumprir a sua função a cem por cento. Já mencionei a propósito, a progesterona e todos os seus benefícios, nomeadamente os efeitos anti androgénicos e calmantes.
A ovulação é portanto o processo fisiológico feminino a alcançar em pleno. Para toda a tua função corporal correr 'sobre rodas'... E com um peso acima do normal ( ou muito abaixo) esta muitas vezes não se consegue processar...
Desiquilíbrios como falta de sensibilidade à insulina, são também problemáticos. E neste âmbito, existem estudos que sugerem que basta uma perda moderada da gordura corporal total para se reduzir até trinta por cento da adiposidade visceral, o que por sua vez vai melhorar a sensibilidade à insulina.
E, esta hormona tem também um impacto muito positivo na libertação do óvulo mensalmente.
Para uma perda de peso, e posterior manutenção desta, é portanto ideal conjugar um treino personalizado com uma alimentação realmente nutritiva. Muitas vezes a mudança processa-se naturalmente... Mas é sempre necessária a persistência.
Fracionar as refeições ( saudáveis e equilibradas) em cinco ou seis por dia é aconselhável. Bem como uma preferência por cereais integrais, vegetais (muitas folhas verdes!:)), Leguminosas, sementes e frutos secos, frutos e peixes fonte dos bons Omega 3 são bons aliados.
Porque o caminho para uma silhueta que é sinônimo de saúde está sempre ao nosso alcance! :)
Com carinho,
Ana Rita
Comentários
Enviar um comentário
O teu comentário é bem vindo! Se quiseres seguir o blogue clica no ícone do canto superior esquerdo do home do blogue ❤ e faz parte dos meus amigos orgânicos! :)