Mel, Canela e outros mimos no tempo frio...



Desde muito pequena que sempre tive um grande fascínio pela canela. Esta especiaria era sempre o meu sabor de eleição... Bastava saber que algo levava canela para querer automaticamente provar :)

O mel, por sua vez foi um sabor que fui aprendendo a gostar, mais e mais. É de facto um alimento incrível, se pensarmos bem é uma pequena dádiva da natureza para o nosso bem estar. Capaz de nos confortar pelo seu sabor doce, revigorante e fortificante.


Já escrevi sobre a combinação destes dois alimentos Aqui, penso que são um autêntico mimo natural para o organismo, sobretudo no tempo frio, quando nos sentimos cansadas, ou para um Boost no sistema imunitário... Pois o ritmo do dia a dia, e o contacto com as pessoas fazem-nos muitas vezes estar expostas a agentes agressores do nosso sistema imunitário - como vírus e bactérias.


É bem conhecido o poder termogénico da canela, é capaz de literalmente aquecer o corpo. O que faz dela (assim como o gengibre) um alimento de inverno característico.
O mel é um estimulante do sistema imunitário, daí que a combinação dos dois seja tão benéfica :) Em pequenas quantidades, claro, pois tanto um como outro são alimentos bastante concentrados...


Também no que diz respeito aos óleos essenciais a minha primeira opção e preferência foi o óleo essencial de canela :) Foi de facto o primeiro que eu adquiri. Comprei um biológico de grande qualidade. Adoro simplesmente. Bem, sou suspeita, porque adoro, como sabem o aroma...
Consigo tornar-lo o cheiro ambiente do meu quarto simplesmente com uma ou duas gotas numa bolinha de algodão.

Para efeitos terapêuticos, partilho uma receita super fácil, que tem como ingredientes o mel, limão e uma gota de óleo essencial canela (biológico)... Aqui vai :

Consiste numa infusão de água quente com uma raspa de limão, uma colher de mel e uma gota de óleo essencial de canela (bio). A tomar pela manhã. Alivia a garganta dorida e irritada e é imunoestimulante :)


Alguma experiência com estes alimentos e óleos essenciais..?


Com carinho,

Ana Rita

Comentários

  1. Confesso que canela não aprecio muito, mas o mel concordo plenamente contigo, é uma dádiva da nossa natureza e é muito bom o seu sabor, por vezes quando estou com dor de garganta é só comer uma colher de mel que me passa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Eu também tenho sempre mel na mesa de cabeceira :)

      Beijinho e obrigada! *

      Eliminar
  2. Apesar de não comer mel adoro canela! O cheiro e o sabor tão bom que confere a tudo.
    Também gosto muito de gengibre!
    São tudo ótimos ingredientes para auxiliar o sistema imunitário como bem disseste :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E verdade! E os benefícios da canela estão inclusivé a ser estudados no âmbito da melhoria à resposta à insulina... Super promissor! :)

      Beijinho e obrigada! *

      Eliminar
  3. Olá querida Ana!
    Pessoalmente não gosto muito de mel, isto já de quando era pequena. Mas lá por não gostar, não quer dizer que não saiba o quão faz bem á nossa saúde! Por vezes lembro-me de ir á cozinha e comer uma colher de mel só porque sei que é benéfico.
    Quanto á canela, eu adoro!! Canela com tudo ehe
    Nunca experimentar nenhum óleo mas tenho curiosidade em experimentar!
    Obrigado pelo post e pela receita :)

    pimentamaisdoce.blogspot.pt <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Martinha!

      Obrigada eu <3 o óleo essencial também é mesmo muito fixe :)

      Beijinho!

      Eliminar
  4. Adoro canela, uso em tudo e mais alguma coisa no que toca a doces! Já o mel, por mais que tente gostar e lembrar-me do quão bem faz à saúde, não consigo! Mas achei o post muito interessante, quero experimentar o óleo!
    Beijinho, Bia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Bia! <3

      Experimenta! Certifica-te só que é biológico e usa sempre bastante diluído, pois é muito forte. :)

      Beijinho!

      Eliminar
  5. Thanks for the feedback!!

    Sure, se can follow each other :) *

    ResponderEliminar
  6. Great post, very interesting.
    Maybe follow for follow ? :)
    http://goldeeenboy.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  7. Gosto tanto tanto de canela, só o cheiro me basta.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/2018/02/sorteio-flash-ganha-um-bilhete-duplo.html

    ResponderEliminar
  8. odeio mesmo canela, juro! só o cheiro até me deixa enjoada, não aguento mesmo.
    mel também não gosto do sabor mas uso imenso em máscaras caseiras ou esfoliantes! x

    Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá E.!

      Obrigada pela visita e feedback :)

      Utilizar o mel numa aplicação tópica é também uma ótima forma de tirar partido dos seus benefícios. Máscaras e esfoliação caseiras são de facto fantásticas
      ;)

      Beijinho!

      Eliminar
  9. Eu gosto bastante de canela, já mel. sei que faz lindamente no inverno mas ainda não arranjei nenhuma receita que me deixasse a gostar do sabor do mel. mas acho que vou experimentar a tua receita ^^

    ResponderEliminar
  10. Thanks! I'm very happy for that!

    I surrely follow you back :)

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia :( Deve ser delicioso, para além de benéfico! Adoro canela, mel e essa combinação com o limão deve ficar bom!

    ResponderEliminar
  12. Sou daquelas pessoas que mete canela em tudo, em doses tão generosas que fica toda a gente a olhar. Adoro e, sabendo que faz bem, só me incentiva a usar cada vez mais. O casamento com o mel é perfeito e se são ingredientes que nos fazem bem, é usar e abusar. A nossa alma agradece :) Beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então és como eu! :D

      A nossa alma agradece, sem dúvida... :)

      Beijinho e obrigada! *

      Eliminar

Enviar um comentário

O teu comentário é bem vindo! Se quiseres seguir o blogue clica no ícone do canto superior esquerdo do home do blogue ❤ e faz parte dos meus amigos orgânicos! :)

Mensagens populares deste blogue

Integral

Resveratrol ||

Women stuff

Simples ||

Germinar!!