Vamos falar de produtos Biológicos?
* Imagem retirada da internet
A primeira palavra a reter aqui é : Sustentabilidade.
Para nós, o nosso corpo/saúde, para o nosso planeta (Solos/Vida animal e vegetal) e para as gerações vindouras.
Assim, com todos estes benefícios em mente, torna-se muito mais motivante procurar alternativas alimentares saudáveis, limpas (no que diz respeito a adubos químicos, pesticidas e afins) e sustentáveis ( vindas de um comércio justo).
Uma prática que aconselho são umas comprinhas de produtos frescos num mercado local. Porque além de ajudar o comércio e os produtores locais, estamos a reduzir o consumo de produtos embalados, logo os desperdícios de plástico. Um material muito difícil de se degradar na natureza.
E agora a questão que muita gente se coloca... Até que ponto é realmente mais saudável o consumo de produtos biológicos...? Nota-se realmente saúde/ bem estar!? Ou é apenas mais numa questão de ética e respeito pela natureza e população local...?? Já para não falar que se tratam de produtos mais dispendiosos. E há que pesar os prós e contras e ver até onde podemos ir em termos de orçamentos e prioridades.
Bem, a verdade é que poucos estudos abordam directamente a temática dos efeitos dos alimentos biológicos na saúde humana. Pelo menos por enquanto.
No entanto, estudos levados a cabo em animais já sugerem que alimentos compostos de produção biológica têm um impacto positivo no desenvolvimento inicial e fisiologia destes.
O que é certo é que neste tipo de agricultura o uso de pesticidas é restrito. E existem já estudos epidemiológicos que apontam para os efeitos negativos de certos insecticidas no desenvolvimento cognitivo das crianças... O que já dá que pensar. Esses riscos podem e devem ser evitados com recurso a alimentos Bio, pelo menos durante a gravidez e na infância.
Mas um aspecto ao qual os investigadores actualmente já dão mais importância é à restrição do uso de antibióticos na produção animal ( através da prevenção das doenças animais). Pois isto tem realmente um grande impacto na saúde pública... Sendo uma das causas da resistência das bactérias aos antibióticos, e da consequente proliferação de bactérias multi resistentes.
Finalmente, uma chamada de atenção para a realidade dos solos agrícolas convencionais. Nos quais o uso prolongado de fertilizantes de fósforo mineral contribuí para concentrações muito elevadas de cádmio no solo. Com consequências para os produtos e para quem os consome... Já numa agricultura biológica isto não acontece. Os solos são respeitados. Têm períodos de descanso... E estas coisas fazem toda a diferença no produto final.
Espero ter deixado alguns temas para refletir..! :)
Com carinho,
Ana Rita
Prefiro produtos biológicos, em todos os sentidos!
ResponderEliminarBeijinho, Bia
https://beautystuffblog.blogspot.pt/
São sem dúvida a melhor opção Bia! :)
EliminarBeijinho!
Thanks! :) I Will visit your blog soon... :) <3
ResponderEliminar