Vale mesmo a pena recorrer à Fitoterapia??
E a resposta é depende.
Tudo depende do tipo de sintomas/situações que se apresentam.
Como é evidente, uma solução incrivelmente eficaz para uma pessoa, pode ter resultados nulos noutra. Porque nós somos, antes de mais o resultado de todas as nossas escolhas e experiências de vida...
Em termos de saúde : somos o resultado do que herdamos em termos genéticos, mais o que o meio e as escolhas alimentares fizeram de nós. Para pôr isto, claro, em termos muito redutores...
Por vezes, e atendendo ao contexto de cada pessoa uma combinação de plantas com diferentes características terapêuticas, torna-se a solução ideal.
E, existem também casos, em que o recurso à fitoterapia simplesmente não é indicado. Quando os sintomas são agudos, quando se apresentam quadros patológicos já muito avançados, e que necessitam de outro tipo de intervenção : através de medicamentos.
A fitoterapia, por sua vez, enquadra-se num contexto mais abrangente: o da melhoria da qualidade de vida.
É, no fundo, a atitude a cultivar.
Porque não, deixarmos de nos 'limitar' a curar a doença, e em vez disso apostarmos (como colectivo) numa atitude pró saúde!?
E, é aí que entra a fitoterapia :
Promover, através das plantas a nossa saúde geral!!
Porque, um desconforto, um cansaço (persistente), e até uma hiperactividade... Não são de todo aspectos a desacreditar. O nosso corpo, antes de mais comunica connosco, e está também em nós a capacidade de o ouvir. Porque desta forma estamos a prevenir que um desiquilíbrio generalizado se instale posteriormente... A chamada doença.. e que assume as mais variadas formas.
Quando sentimos uma fadiga extrema, esta é em primeiro lugar uma mensagem do nosso corpo. Podemos estar, simplesmente e sobrecarregar-nos com trabalho, a descansar pouco.. Pelo que, a palavra de ordem é desacelerar um pouco. No entanto, se sentimos uma fadiga persistente que se manifesta independentemente do trabalho que tenhamos, e mesmo ao acordar, temos a sensação de cansaço... Aí poderá ser um desiquilíbrio no sistema endócrino - que exige antes de mais, uma mudança no estilo de vida ( hábitos alimentares e rotina de exercício físico) mais uma terapêutica (natural ou química) adequada.
E, estas são situações ( para dar um exemplo) em que a fitoterapia pode de facto ajudar..!
Assim, em situações de fadiga física e mental temos algumas plantas chave a considerar...
Algumas tenho já referido noutras publicações...
São elas:
O ginseng - apresenta uma ação revigorante sobre o organismo. Estimula o sistema imunitário e aumenta a resistência do organismo ao esforço reduzindo a sensação de fadiga e a dor muscular.
A Rodiola - Esta planta tem, antes de mais uma ação muito interessante sobre o sistema emocional, acalma (!) Através da actuação ao nível das glândulas suprarrenais.
Melhora o transporte de percursores de serotonina para o cérebro, revelando-se assim muito benefíca no combate ao stress, fadiga crônica, ansiedade...
Basicamente trabalha para melhorar o teu desempenho face ao stress ' externo'.
A Ashawagandha - Ajuda também em situações de stress físico e mental, principalmente quando acompanhadas de fadiga e astenia. Sendo considerada um bom tonificante para o sistema nervoso.
Além destas...
Temos a geleia real, considerada um super alimento, riquíssimo nutricionalmente. A vitamina C (!) Super importante mesmo. O chá verde... O guaraná, energético por natureza, e presente no mercado também na forma de cápsula para uma suplementação.
*************************
Para qualquer questão pessoal acerca de consultoria em bem estar feminino, entra em contato comigo por e-mail.
Terei todo o gosto em fornecer qualquer esclarecimento adicional :)
anaritasobrinho@gmail.com
Com carinho,
Ana Rita
Achei super interessante o post!
ResponderEliminarNunca tinha ouvido falar!
Muitos beijos 😘
pimentamaisdoce.blogspot.pt
Obrigada pelo feedback Marta! <3
EliminarO poder das plantas necessita realmente ser mais divulgado :)
Beijinho!
Concordo plenamente. Para além disso podem ajudar bastante e as pessoas muitas vezes discartao as opções naturais!
EliminarPimentamaisdoce.blogspot.pt <3
Sim, e as vezes é também por falta de informação... E para além disso as plantas são ótimas aliadas de uma atitude de prevenção, e pró saúde.
EliminarO ser pró activo na area da (sua) saúde é algo a cultivar na população, sem dúvida! :)
Oiê, adorei o post !
ResponderEliminarBem diferente e assunto super interessante que vale a pena ser pensado. Beijos!
http://sensacoesminhas.blogspot.com.br/
Olá Regiane!
EliminarFico feliz! <3 beijinho *
Adorei ler (= super interessante!
ResponderEliminarOlá Sofia! :)
EliminarMuito obrigada!! *
Fiz durante mais de um ano e noitei muito as diferenças, ao nível do stress, qualidade do sono e bem-estar físico. Eu recomendo :) beijinhos
ResponderEliminarMuito obrigada pelo feedback 😃
EliminarBeijinho grande *