Usar o exercício físico como uma Meditação activa!


* Imagem da minha autoria

Sou adepta do conceito "think outside the box", confesso. :) Há algo de irreverente em mim, que quando se apercebe que algo é feito de determinada forma - padrão, pensa imediatamente que seria mais original fazer de outra forma...

Aqui, falo do conceito de meditação. Para lá das ideias pré concebidas sobre o que é, e como se pratica, penso que antes de mais é importante focar no objetivo. Sim, porquê que te propões meditar? ... Depois, e aí sim ver qual é o processo que melhor se adequa a ti. Que tipo de meditação queres fazer...? Qual a forma que te trás resultados mais facilmente.

Aqui o que importa és TU, e a tua individualidade.

E a Meditação, o que é na sua forma básica?

... É uma prática ancestral, que envolve a responsabilização pela mente e uma mudança no seu estado activo. Os praticantes da meditação têm como objetivo um aumento do estado de consciência. As técnicas usadas são várias, mas em todas elas é ambicionado um estado de 'mindfulness', um voltar da mente para o interior, e uma presença no momento através (também) de uma conecção corpo - mente.

E agora, uma associação :

A forma como fazes os teus exercícios físicos, isto é, a forma como aplicas a tua consciência, e a tua atenção no exercício que praticas, pode tornar-se uma forma de meditação consciente...!

E,

Qualquer forma de exercício físico, pode constituir, por si só uma 'meditação', ou pode ser combinado com meditação. Isto porque basta que te foques no teu interior durante o exercício... Ou... Simplesmente passar o teu foco para o teu próprio corpo - o que automaticamente sossega a mente e acalma os pensamentos. :)


Para mim, esta é uma forma de conjugar duas práticas que gosto muito e funciona de forma perfeita. Aliás, meditar, para mim, é algo indissociável do exercício físico. Comecei com yoga - e um aumento notório da consciência corporal - para depois tornar a minha rotina de exercício físico como uma Meditação activa. Da qual fazem parte os alongamentos, durante e no final do treino, como algo indispensável! (são os momentos em que mais me sintonizo com o meu corpo... Os locais mais tensos, comprimidos, algum desconforto muscular... Tudo ganha uma outra consciência, e a distensão/o relaxamento - torna-se uma realidade!) :D

Porque se a tua mente tiver o foco necessário, o acto de viver no 'presente', torna-se muito mais fácil... Com menos ansiedade e mais bem estar no dia a dia.

E, afinal qual o objetivo de uma meditação, se não permitir-te viver cada vez mais em contacto contigo mesmo/a!?...


O que pensam do conceito?...

O que funciona melhor para vocês no âmbito da meditação?


Com carinho,

Ana Rita


Comentários

  1. Por acaso estive agora mesmo a ouvir as minhas músicas favoritas (Martin Garrix principalmente) com auscultadores, deitada e de olhos fechados! É uma experiência interessante! Hahaha beijinhos 😜

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! :D

      Algo fantástico para desligar a mente. A música tem essa capacidade... Uma das coisas que mais gosto é conduzir e ouvir música! Algo tão simples!! :)

      Beijinhos sis❣

      Eliminar
  2. Olá olá!
    Eu gosto imenso de meditar especialmente quando antes de dormir. Coloco sempre uma musica mais calma ou por vezes aqueles guias de meditação online que geralmente ajudam imenso a esquecer o mundo exterior! Gostei muito do post!
    Beijinhos <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta!

      Que bom que gostaste!! :) Antes de dormir é também uma rotina ótima, sobretudo porque permite adormecer mais facilmente, visto que corpo e mente se encontram relaxados...

      Beijinhos ❤

      Eliminar
  3. Achei esta tua conjugação de exercício físico e meditação excelente! Honestamente nunca tinha pensado muito nisso, mas ao ler o teu texto lembrei-me que me sinto muito mais focada no presente e mais "fora da minha cabeça" quando faço exercício .
    Agora vou deliberadamente tentar fazê-lo mais,mas sem forçar ao ponto de aí regressar demasiado aos pensamentos.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada S! :)

      Penso de facto, que uma rotina de exercício físico, juntamente com os alongamentos musculares no final têm o potencial de te transportar para uma estado de consciência mais activo e focado. Se sentes isso, não deixes de experimentar, sem forçar demasiado, sim. :D

      Beijinhos ❤

      Eliminar
  4. Gostei muito desta conjugação, tenho de experimentar! =)
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  5. Gostei bastante de ler e gosto da associação da meditação à vida diária, viver como uma forma de meditação! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Ana!

      É mesmo essa a ideia, para mim é do melhor que há! 😃

      Beijinhos!!

      Eliminar
  6. A meditação é um conceito que cada vez mais me chama a atenção!
    Gostei desta forma como abordaste :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é ótimo Carolina. Ainda bem que gostaste! :)

      Beijinhos ❣

      Eliminar

Enviar um comentário

O teu comentário é bem vindo! Se quiseres seguir o blogue clica no ícone do canto superior esquerdo do home do blogue ❤ e faz parte dos meus amigos orgânicos! :)

Mensagens populares deste blogue

Integral

Resveratrol ||

Women stuff

Simples ||

Germinar!!