Sobre os fitoestrogénios ||
* Imagem retirada da internet
Quem se interessa pelo tema estrogénios vegetais, sabe com certeza que as versões sobre os seus benefícios e aplicações na saúde feminina não são consensuais.
Venho deixar a minha abordagem ao tema, e antes de mais ressaltar que o poder das plantas, é algo valioso. São benéficas - uma forma de medicina natural. E, exigem uma abordagem conscienciosa, para tirarmos partido de todos os seus benefícios.
Sou apologista da aplicação de plantas para fins de equilíbrio hormonal. Como podem comprovar pela minha rubrica aqui no blog : "Plantas amigas da mulher".
Mas tenho noção, que elas não são de todo, uma terapia de reposição hormonal. Nem seria desejável... São algo natural... Com efeitos sim ao nível hormonal.
E agora o termo : fitoestrogénios.
Muito usual actualmente.
Será que o consumo de uma planta com estrogénios naturais irá aumentar os meus níveis de estrogénio?
Isso é benéfico!? Ou não?
Pois, aqui é que se torna necessário esclarecer as coisas...
Os fitoestrogénios estão presentes em muitas plantas, vegetais e por conseguinte alimentos.
Todas nós os consumimos.
Depois, existem plantas específicas, que os possuem em quantidades mais elevadas - são exemplos o trevo vermelho, o feno grego, o funcho, etc.
Plantas deste género, já conseguem ter efeitos a nível hormonal.
Mas...
De que efeitos falamos!?
Bem, posso dizer-te que achar que os teus níveis de estrogénio vão aumentar se consumires estas plantas está errado. Se és uma mulher em idade reprodutiva, e por conseguinte existir estradiol no teu sistema, tal não vai acontecer. O que acontece é antes uma REDUÇÃO do estrogénio em excesso no teu corpo. Sim os fitoestrogénios, ao contrário do que se dá a entender, promovem um 'detox' saudável do estrogénio que estiver em excesso no teu organismo. No caso (e unicamente, no caso) das mulheres em período da Menopausa é que é promovido um aumento dos níveis de estrogénio através da toma destas plantas ricas em estrogénios vegetais - pois neste caso não estamos perante a presença do estradiol em quantidades 'normais' associadas à idade reprodutiva. E daí o seu uso para o alívio dos sintomas mais comuns da Menopausa, que se devem à queda dos níveis hormonais.
Agora, já é mais fácil entender o porquê das plantas serem grandes aliadas nos problemas menstruais, questões de equilíbrio hormonal - que no fundo são a mesma coisa.
Para muitas mulheres, a chave do bem estar passa por reconhecer os sinais de um excesso de estrogénio e tomar medidas nesse sentido! :)
Porque o teu bem estar hormonal começa por ti!!
Alguma experiência no âmbito dos fitoestrogénios..?
Respondo, como sempre a questões gerais nos comentários! :)
Com carinho,
Ana Rita
Não tinha conhecimento... Obrigada pela partilha :)
ResponderEliminarBeijinhos, querida*
Obrigada Carolina! :)
EliminarBeijinho grande ***
Não fazia ideia alguma sobre os efeitos destas plantas e fiquei fascinada! Sou apologista de uma abordagem mais natural a questões de saúde e equilíbrio do corpo. Mas como dizes, e muito bem, devemos sempre ter em atenção informação que diz respeito a questões de saúde.
ResponderEliminarObrigada pela partilha :)
Beijinhos*
Fico feliz! :) E um tema fascinante, sem dúvida.
EliminarMuito obrigada S.! ❤
Beijinhos!
I didn't know anything about it but the effects of these plants seem really interesting, thanks for sharing ^^
ResponderEliminarxx
😃 off course, dear Hari!
EliminarAnd I'm really glad you enjoyed my post. ❤
XX