Spelt? Why not...!


* Imagem retirada da internet


Olá a tod@s! :)

Hoje partilho convosco alguns pensamentos e curiosidades sobre um cereal - e uma farinha que tem ganhado bastante notoriedade e carinho por parte do público, actualmente : A Espelta.

Hoje em dia o leque de opções de acompanhamento das refeições é variadíssimo. O tempo da simples esparguete de trigo, o arroz branco ou as batatas fritas "padrão" dá lugar a cereais ou vegetais dos quais há anos atrás pouco ou nada ouvíamos falar.

A Espelta, neste caso chegou à minha vida através do Lidl. Há poucos anos atrás descobri lá uns saquinhos de biscoitos/bolachas de espelta, biológicas. Chamaram-me imediatamente à atenção... Os saquinhos pequeninos eram amorosos e além do mais eram um produto bio. Fiquei a saber depois que a espelta consegue ser cultivada de forma biológica, facilmente e sem grandes custos, isto porque é bastante resistente às pragas, e resiliente ao clima e solos... Assim, torna-se um produto biológico facilmente acessível em termos de preço, logo com grande disponibilidade.

Outro facto curioso, é que é considerada também uma subespécie do trigo vulgar. Possuí glúten, mas o interessante aqui é que o tipo de glúten que contém é mais fácil de digerir quando comparado com o trigo comum - no entanto não é recomendada a celíacos...

É rica em niacina - uma vitamina do complexo B, tem elevado teor em fibra, e minerais como ferro, zinco e magnésio. Maravilha! :)


E mais ainda,

... Os hidratos de carbono da Espelta apresentam um índice glicémico baixo, permitindo assim uma manutenção constante da glicemia - açúcar no sangue. E isto traduz-se em benefícios para o organismo. Um deles, é por exemplo, uma sensação de saciedade prolongada no tempo... E... menos ou zero 'sugar cravings'! Muito bom. É que não precisamos mesmo nada deles.

Este é um exemplo de um hidrato de carbono complexo para incluir nas refeições ou lanches. Porque dietas restritivas e/ou muito prolongadas, que os eleminam nunca serão uma solução pró saúde. Para a população em geral, e para a mulher em particular. :)



Por aí usam a Espelta!?

Alguma receita?... :)



Com carinho,


Ana Rita


PS - Informo as minhas seguidoras, que amavelmente me nomearam para TAG's e desafios, que não consegui ainda responder por falta de tempo.. :/ As correrias do dia a dia! Mas não estão esquecidas! :)

Comentários

  1. Não conhecia! Mas fiquei muito curiosa!! <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia a farinha Espelta, mas sem dúvida estou tentada em experimentar, pois tenho tentado eliminar por completo a farinha de trigo da minha alimentação.

    Beijinho Ritinha <3
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta farinha é ótima para tal. :) Fazes muito bem Diana!

      Beijinhos querida! ***

      Eliminar
  3. Confesso que não conhecia, mas fiquei bastante tentada a experimentar :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não deixes de experimentar! :)

      Depois conta! ❤

      Beijinhos!!

      Eliminar
  4. Que interessante! Eu ainda não conhecia a espelta, e acho que ainda não provei nada que contenha. As bolachinhas ainda se vendem no lidl? Tenho que ir à caça :P
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! ❤

      Eu penso que sim, Adriana! Tens os sabores: espelta e cacau, espelta e mel e espelta e aveia... :D

      São muito boas! Eu prefiro as de aveia ou cacau!

      Beijinhos!!

      Eliminar

Enviar um comentário

O teu comentário é bem vindo! Se quiseres seguir o blogue clica no ícone do canto superior esquerdo do home do blogue ❤ e faz parte dos meus amigos orgânicos! :)

Mensagens populares deste blogue

Integral

Resveratrol ||

Women stuff

Simples ||

Germinar!!