Women stuff

Existem dois grandes efeitos secundários da pílula.

São eles : sintomas depressivos e queda de cabelo.

(...)

E é algo positivo, e benefíco para muita gente, que estes assuntos sejam falados.

 Efeitos secundários..? Ah isso não é importante... (Ironia)

A mulher ou adolescente pensa, questiona-se... mas muitas vezes as suas inquietações não são tidas em conta com o peso que merecem, por muitos profissionais de saúde.

E agora falando concretamente da queda de cabelo.. sim, algo bem frustrante e bem real para imensas de nós. Tudo o que venhas a fazer para minorar o problema - no que toca a suplementação (bem cara), ampolas fortificantes, tratamentos e mais tratamentos anti queda está já à partida inviesado se a causa principal do problema é a pílula que tomas (!)

A progesterona. Hiper, hiper benéfica para a saúde do teu cabelo (entre outras funções), está anulada por um equivalente sintético com efeitos opostos na saúde capilar...? Sabias?

Sim as progesteronas sintéticas utilizadas na pílula têm (muitas delas, especialmente a substância : levonorgestrel) efeitos androgénicos.


Assim, sempre podes analisar uma situação de queda de cabelo sob outro ponto de vista.. Talvez trocar de pílula. Ou melhor ainda : optar por outro método contraceptivo!! Outro que te permita ser mulher na tua essência. Com os teus ritmos e ciclos hormonais naturais.


Sim, isto também é saúde. Em todos os níveis...


Com carinho,


Ana Rita



Comentários

  1. Olá meu anjo! :D Que bom que é saber isso. Eu também sinto uma enorme proximidade contigo, precisamente pela tua maneira, também muito própria, de te expressares.
    Muito obrigada linda. Digo o mesmo! <3
    Ah como este post é importante para nós mulheres... Eu prefiro não tomar pílula por todos os efeitos secundários.
    Para ti também, tudo do melhor!
    Beijinho

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cidália. :)

      Essa é mesmo a melhor atitude. Para benefício do teu equilíbrio hormonal e saúde e bem estar gerais.

      Fico feliz! ❤

      Beijinho grande!!

      Eliminar
  2. Não fazia ideia desses efeitos secundários! Porque a verdade é como dizes, não somos informadas pelos profissionais que o sabem.. E se for para descobrirmos por nós mesmas só se for através de pesquisa (às vezes mais extensiva) ou quase por acaso :/
    Beijinhos e muito obrigada pela informação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por ser útil. Sim, muitas vezes é isso mesmo que acontece. A desinformação neste campo é enorme.. :/ No entanto algo fundamental é ouvirmos a nossa intuição e o nosso corpo. Sempre. :)

      Beijinho, S.!

      Eliminar
  3. Sem dúvida um tema que devia ser bem mais falado! Os efeitos secundários foram precisamente o que me levaram a deixar de tomar a pílula.
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz com o teu feedback. Não podias ter tomado melhor atitude.

      Beijinho grande!!

      Eliminar
  4. Comecei a tomar a pílula por ter muitas dores menstruais e a verdade é que agora ela não me faz muito efeito nesses problemas. E experienciar estes efeitos secundários que falas também...aff!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo Nea. Mas deixa que te diga que além do mais, soluções naturais para a maioria dos casos de dores menstruais são mais eficazes. Porque além de não mascararem os sintomas, como acontece com a pílula, ainda tratam a causa.

      Qualquer dúvida adicional, dispõe! Tanto aqui como por e mail.

      Beijinho ❤

      Eliminar
  5. Sem dúvida um tema que deveria de ser muito abordado, mas que as pessoas ainda tem um pouco de receio de o encarar :D
    Bela iniciativa querida :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh muito obrigada Cris! ❤

      Mesmo que o alcance desta mensagem seja pequeno, sempre é algo. E pode muito bem abrir caminho para mudanças positivas na vida de alguém..

      Beijinho grande!!

      Eliminar
  6. Como não tomo, não sabia... mas já fiquei informada!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é sem dúvida uma ótima opção tua. :)

      Beijinho e obrigada! ❤

      Eliminar
  7. Quando se falam em efeitos de fármacos, é importante compreender que existem dois tipos diferentes e que muita gente confunde por julgarem que as duas expressões significam o mesmo: efeitos colaterais e efeitos secundários (ou adversos). Não são a mesma coisa!

    Um efeito colateral é uma reacção prevista aquando da toma do fármaco e que vai além dos resultados esperados pelo dito cujo fármaco. Um exemplo: o brufen tem como efeito colateral um ligeiro sangramento da parede estomacal (daí ser recomendado não tomar durante o jejum). Ou os anti-histamínicos provocarem sono. Este é um efeito colateral porque é previsto que aconteça sempre, mesmo que não faça parte do efeito.

    Um efeito secundário ou adverso, não está previsto que aconteça em todos os utilizadores do fármaco. É um efeito que varia de acordo com o género, idade, hábitos, interacção com alimentos ou outros fármacos... Que é o caso que descreves da alopecia, dos sintomas depressivos ou até do ganho de peso. Outro exemplo são os riscos de trombose ou AVC. Os intervalos de possibilidades são extensos mas para isso é que está indicado na bula a proporção de risco. Isto para dizer que a queda de cabelo é um efeito adverso, não colateral. Pode cair cabelo na pessoa A e pode não cair na pessoa B. Vai depender, como em qualquer fármaco (todas as bulas vêm recheadas com este tipo de conteúdo de provocar arritmias!)

    Achei que era importante integrar este comentário na tua informação porque sei que muita gente desconhece a diferença destes dois efeitos e achei pertinente visto que era precisamente sobre um deles que estavas comunicar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês. :)

      Sim, é informação bastante pertinente aqui.

      Beijinho grande!

      Eliminar
  8. acho que muita gente usa esse método contracetivo porque não está devidamente informada, seria bom que se apostasse mais em campanhas informativas... beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Ana sem dúvida.

      Campanhas informativas seriam de grande utilidade pública.. até porque este é o método mais usado no nosso país, com uma prevalência quase total.

      No entanto, quando interesses económicos estão em jogo, a informação, infelizmente, passa para segundo plano... :/

      Beijinho e muito obrigada!

      Eliminar

Enviar um comentário

O teu comentário é bem vindo! Se quiseres seguir o blogue clica no ícone do canto superior esquerdo do home do blogue ❤ e faz parte dos meus amigos orgânicos! :)

Mensagens populares deste blogue

Limão e Manjericão ||

Integral

Resveratrol ||

Simples ||