Conheces bem os efeitos secundários da tua pílula??

Este é um assunto que considero ter enorme importância.

É algo sério e que tem efeitos por demais abrangentes. Engloba o bem estar geral, qualidade de vida, e, em casos mais sérios até a própria vida. Sim existem casos extremos, e todas as possibilidades e históricos de saúde pessoais devem ser acautelados.


Já referi aqui no post FEMININ! a importância da manutenção do ciclo hormonal natural para o bem estar feminino. E qualquer irregularidade tipo fortes dores menstruais ou períodos ausentes ou irregulares devem ser tratados com uma abordagem holística e integral e não simplesmente mascarados com uma pílula. É que deves ter em conta, que a hemorragia que tens na pausa da pílula NÃO é o teu período..! É simplesmente uma hemorragia de privação.


O que pretendo enfatizar ainda mais neste post, são os efeitos secundários concretos do tão usado contraceptivo oral. Todos eles exigem uma reflexão da parte da mulher... Será que lhe está  ser retirada de forma subliminar a liberdade de ser quem é na sua essência mais íntima?? Penso que sim.

Senão vejamos,


Quando tomada por longos períodos contribui para deficiências nutricionais. Visto que, para que o corpo seja capaz de a metabolizar, é exigido ao fígado quantidades extra de vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco e magnésio.. ora se a alimentação não for composta por alimentos nutricionalmente densos e equilibrada a
probabilidade de carências aumenta significativamente.


Maior risco de infecções fúngicas, não só genitais, mas com repercussões por todo o corpo, visto que o sobre crescimento de alguns fungos foi relacionado a níveis de estrogênio anormalmente elevados no corpo. Facto que ocorre quando se toma a pílula.
E isto por sua vez irá influenciar outros processos fisiológicos, comprometendo-os. Tais como um correcto equilíbrio intestinal, no que diz respeito à micro flora.


Causa com muita frequência alterações de humor (com sintomas de ansiedade e depressão associados). Basta ver uma coisa : tomando a pílula tu tens durante todo o mês, todos os meses níveis anormalmente e perigosamente elevados e estrogênio químico no teu organismo. Para o teu corpo isso não é normal! Ele não vai reagir bem.. como poderia?
O mecanismo de resposta do teu cérebro é afectado com o facto de tomates a pílula, com todos os efeitos psicológicos associados. E não, não é uma invenção da tua cabeça!


Muitos estudos mostram uma correlação entre o uso da pílula é um aumento da prevalência de cancro da mama.
Atenção ao teu histórico familiar.



E, altas doses de estrogênio estão associadas também a um aumento do risco de coágulos sanguíneos. E aqui estão situações que põe em causa a vida directamente!


É que naturalmente, teu corpo sabe que tem de oscilar níveis de hormonas mensalmente, para a tua saúde e bem estar. Se lhe tirarem essa capacidade com hormonas externas e químicas que hipótese terá ele de ser equilíbrado?



É um bom tema para refletir, e procurar informação sobre métodos contraceptivos não hormonais!



Com carinho,


Ana Rita

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Plantas amigas da Mulher | A luzerna

Mood do dia # 9

Mel, Canela e outros mimos no tempo frio...

TAG - The Entertainer Blogger Award

Opinião || Produtos terminados * Caudalie *

STEPS...

ENERGIA!