Bons Sonhos
Imagem: artedeemagrecercomsaude.com.br
Insónia?...
Quem poderá dizer que nunca teve nenhuma...?!
Na minha experiência pessoal, não tenho grandes problemas neste campo, apenas coisitas pontuais. Normalmente durmo bem e tenho um sono profundo. A única coisa que para mim por vezes não é fácil é adormecer... Demoro sempre um pouquinho.
No entanto em conversas, recentemente tenho me apercebido da quantidade de pessoas que lidam com este problema..! Afecta mesmo muita gente, e não é nada, nada fácil.
Há que ter em conta, em primeiro lugar que esta situação não é de forma alguma isolada, antes inter dependente e conjunta a outros factores. Por vezes tem uma causa concreta outras não, e no caso feminino acompanha muitas vezes a fase pré menstrual. Devido à queda (normal) dos níveis de progesterona nesta altura do ciclo.
Para casos mais prolongados ou algumas vezes crónicos, uma abordagem às causas fisiológicas é mesmo fundamental para alívio desta condição destabilizadora.
Assim, uma insónia vem acompanhada de problemas no sistema nervoso, stress e ansiedades. Funcionando como um ciclo vicioso de causa efeito.
E aqui tenho que enfatizar, as fases da menopausa e pré menopausa como altamente propícias a problemas de insónias. Uma fase bastante crítica na vida da mulher é a pré menopausa. A fase dos 40 anos em diante é desafiadora em termos fisiológicos pois é de transição/ adaptação. É uma altura mais vulnerável, devido às oscilações hormonais, juntamente com o facto de ser (normalmente) uma altura de muita actividade laboral e familiar para a mulher... Que necessita mais do que nunca de apoio e compreensão por parte da família próxima.
Mas... Para este tipo de problemas / desafios podemos sempre contar com a natureza, com plantas que desde sempre ajudaram em casos de insónia e todas as suas ramificações... Assim como todo o carinho dos que nos estão próximos..!
Num primeiro passo abordar qualquer carência em termos de alimentação. Nutrindo o sistema endócrino e sistema nervoso com super alimentos cheios de vida!
Depois há que ter em conta os sintomas dos casos específicos, pois para insónias relacionadas com nervosismo/ ansiedade existem combinações de plantas muito interessantes, por exemplo passiflora combinada com a planta adaptogénica mais indicada...
Ou... Nos casos de insónia associados à fadiga que pode ser física e/ou emocional. Existem combinações de plantas tônicas e revitalizantes, muito amigas da mulher, como a maca por exemplo para usar em conjunto com uma valeriana ou passiflora, dependendo do caso.
As soluções naturais são muitas, e devem acompanhar sempre algumas mudanças no estilo de vida e alimentação quando necessário.
Os óleos essenciais calmantes também são opções a considerar, com os sprays de substâncias naturais calmantes como uma ajuda muito prática sempre a mão na hora de dormir, é super agradável borrifar uma roupa de cama ou almofada com estes aromas passificadores!
Porque o descanso é fundamental, não só para a beleza, mas para a saúde, disposição e para estar receptiva às pequenas ( e grandes ) alegrias do dia a dia..!
Com carinho,
Ana Rita
Comentários
Enviar um comentário
O teu comentário é bem vindo! Se quiseres seguir o blogue clica no ícone do canto superior esquerdo do home do blogue ❤ e faz parte dos meus amigos orgânicos! :)