Not so fast (food)...


* Imagem retirada da internet

Hoje, dei por mim a refletir na minha relação com a comida. Mais concretamente, no quanto esta evoluiu.


Um dos motivos pelos quais criei este meio de partilha de ideias, foi a minha história pessoal, e as pequenas (e grandes) vitórias que fui obtendo ao nível alimentar - e de saúde e bem estar gerais.

Tive uma infância e adolescência, e até agora grande parte da idade adulta a alimentar-me mal. Uma alimentação pouco saúdavel (sem frutos e sem a maior parte dos vegetais). E porquê!? Porque simplesmente na primeira infância deixei de os comer. Atribuo isto a alguma situação que me gerou uma ansiedade tão grande que eu simplesmente bloqueei. Deixei de comer... E foi quando era muito criança, e não tenho uma memória exacta. O que é certo é que foi uma luta (para mim e para a minha saúde) conseguir, muito aos poucos incluir algumas frutas e vegetais na minha alimentação.

Neste momento, tenho uma série de vitórias conseguidas neste âmbito. Coisas pequenas... Mas que para mim são enormes! :)

Vegetais já como praticamente todos (!) E adoro.
Frutos, só alguns... E muito aos poucos.
Outros, contínuo a não tolerar... Só o cheiro, e sinto uma ansiedade muito forte, uma necessidade de fugir. O que não é fácil...

Como podem imaginar, a minha infância e adolescência não foram fáceis em termos alimentares. Com repercussão, claro, noutras áreas.
Um sistema imunitário frágil, uma adição por alimentos doces e processados. Sim, 'been there'...

Daí que neste momento, valorize (e de que maneira) tudo que é integral, natural, biológico. Alimentos completos. Cheios de vida...

Procuro dar um testemunho de como a alimentação é o nosso conforto e suporte.

Por isso, a tendência a que se assiste neste momento a nível global - O mercado da alimentação saudável - não me podia deixar mais satisfeita. Será possível dizer que num futuro não muito distante o fast food tal como o conhecemos tem os dias contados!? Talvez.

Ou...

Penso que se assistirá com certeza a uma reformulação do conceito. Não foi por acaso, que já a uns anos para cá, o logotipo da McDonald's mudou. Era vermelho e neste momento é verde tropa... Uma cor que remete para o natural. Certo? A comida que lá se serve é que ainda está longe de ser natural.... Nada como o tempo para dizer que tipo de comida será o fast food do futuro... :) Porque uma coisa é certa, se o mercado muda também o comércio terá que mudar...


Mesmo a Restauração tradicional, reformula já as suas ementas. Até para se adaptar à clientela vegetariana e vegan, e também para incluir os alimentos com mais procura actualmente, como a batata doce, o arroz basmati, a beterraba...

Assim como os bolos com ingredientes mais puros e saudáveis.


...

Por aí, alguma preferência em termos alimentares..?
O que pensam da tendência para uma alimentação saudável!?

Que tipo de espaço/oferta procuram para uma refeição fora de casa?...


Com carinho,

Ana Rita




Comentários

  1. Ola querida ritinha!
    Eu identifico-me um bocadinho contigo.
    Frutas só algumas mas vegetais já ando a comer mais, especialmente saladas! O que eu adoro!
    Quando geralmente vou jantar fora ou procuro o wok to walk ou então ou Mc Donald’s... uma coisa que ando a tentar mudar.

    pimentamaisdoce.blogspot.pt <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mudanças acontecem de forma progressiva. Mas todo o processo é muito compensador! :)

      Comigo foi assim...

      Obrigada pela partilha <3

      Eliminar
  2. Gostava de ter uma alimentação mais saudável, mas aqui em casa é tudo esquisito com a comida, gosto imensos de legumes , o problema é mesmo a preguiça, opto pelas comidas mais rápidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes ir introduzindo coisas simples, como optar mais por alimentos integrais e evitar os alimentos muito processados e embalados. Conseguem-se refeições muito rápidas também com produtos frescos! :)

      É uma questão de hábito... E a família, muitas vezes acaba por gostar ;)

      Beijinho e obrigada!

      Eliminar
  3. Felizmente a minha alimentação sempre foi muito boa e variada mas sei as dificuldades que podemos ter quando não incluímos certos alimentos essenciais na nossa alimentação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, passas inevitavelmente por uma série de dificuldades de saúde. E Uma mudança na alimentação e estilo de vida por vezes é difícil... Há a parte psicológica e certos bloqueios, como no meu caso.

      As pequenas vitórias são importantes, em todo o processo de respeitar mais o nosso corpo.

      Obrigada pelo feedback! :)

      Eliminar
  4. Gostava de ter uma alimentação mais saudável nada verdade é que ando sempre ocupada e com pressa e por isso como sempre coisas a despachar. Admito que como pouca fruta e legumes e sei que devia comer mais!
    Gostei muito do teu blog, já estou a seguir! Beijinho

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico feliz :)

      Com um pouco de persistência consegues aos poucos ir melhorando a alimentação... E vais começar a notar no bem estar e na tua disposição ;)

      Força! <3

      Eliminar
  5. Eu sempre que como fora de casa tenho de encontrar opções vegan, o que nem sempre é fácil mas mesmo assim no espaço de 1 ano já notei diferenças nas ofertas.
    Uma alimentação saudável é extremamente importante não só a nível de saúde física mas também a nível emocional, porque influencia o modo como nos sentimos. Por isso acho que fazes muito bem no esforço que tens feito e dou-te os parabéns pelas tuas conquistas! Beijinho :)

    ResponderEliminar
  6. Me vi muito no teu post. Não com relação aos vegetais, que amo! Mas, aos frutos. Não consigo comer...
    Até gosto dos sucos, mas comer é quase nunca...

    Super beijos,
    Neila Bahia - Blog Insanos Dezembros ♥

    ResponderEliminar
  7. O teu texto podia ter sido escrito por mim. Recentemente é que passei a alimentar-me bem, depois de uma infância e adolescência terríveis. Comia pouco, comia mal e depois tive um distúrbio alimentar. Agora como imensos alimentos que antes nem sequer olhava para eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha Mel <3

      As vitórias que conseguimos no âmbito alimentar fazem toda a diferença na nossa qualidade de vida! Assim como eu, também deves comprovar isso mesmo :)

      Beijinho grande e obrigada! *

      Eliminar

Enviar um comentário

O teu comentário é bem vindo! Se quiseres seguir o blogue clica no ícone do canto superior esquerdo do home do blogue ❤ e faz parte dos meus amigos orgânicos! :)

Mensagens populares deste blogue

Integral

Resveratrol ||

Women stuff

Simples ||

Germinar!!