Plantas amigas da Mulher - A Rhodiola
* Imagem da minha autoria
E voltamos a uma rubrica muito querida aqui no blog : As plantas amigas da mulher!
É um tema recorrente no nosso dia a dia, o stress e as suas implicações. O cortisol elevado (cronicamente) e as suas repercussões são mais que muitas, e vão desde alteração dos padrões de sono a perturbações do ciclo menstrual, com exacerbação dos sintomas da TPM e aumento dos 'sugar cravings' - o que diga-se, só irá piorar toda a resposta do organismo e sistema endócrino e criar ainda mais stress - num ciclo vicioso de falta de vitalidade.
Assim, importa refletir, que antes de falar em situações de stress 'externo' devemos ver o quão capaz está o nosso corpo para 'lidar' com ele. Evidente, que o ritmo a que nos sujeitamos, as exigências profissionais, os prazos, as pessoas, enfim a vida moderna são de facto desafios à nossa fisiologia e capacidade de adaptação. A inteligência em funcionamento... Permitindo-nos um adaptar ao que o meio nos exige. Tudo isto é saudável, até certo ponto. Mas... Dou um exemplo : Os níveis de cortisol dos nossos antepassados tinham picos (necessários) sempre que um leão ou tigre se avistavam no horizonte - uma ameaça à vida, e uma fuga para concretizar. Agora, ter níveis desta hormona cronicamente elevados é algo que o teu corpo simplesmente não entende nem tolera, levando à exaustão. Ele não distingue uma situação de stress laboral exagerado, uma ansiedade extrema num engarrafamento no trânsito quando tens horários a cumprir, etc de uma situação em que a tua vida está em causa, como no primeiro exemplo com os nossos antepassados.
Assim, temos muitas vezes que lidar com as consequências de níveis de cortisol cronicamente elevados. E, dependendo de cada caso pessoal essas consequências podem ser mais ou menos graves ou destabilizantes. Tem a ver, claro, com o background alimentar e hábitos saudáveis - tanto de descanso como de exercício físico. Mas além disso, algo com que poderemos sempre contar é com as plantas! :)
A nossa amiga Rhodiola pertence ao grupo das plantas adaptogénicas. Isto é, consegue melhorar a resposta do teu organismo a situações de stress. Trabalha de forma a energizar e nutrir as gladulas supra renais, funcionando como algo que irá potencializar o equilíbrio hormonal.
Deves ter em conta que muitas vezes a fadiga - falta de energia é induzida pelo stress. Ou melhor, por situações de stress, vezes e vezes sem conta.
Esta é uma planta a considerar. Para a saúde e bem estar da mulher, e para o caso do homem também.
É uma planta útil para tratamentos não muito longos, ou em situações de stress pontual mais intenso. As dosagens e interações devem ser sempre acauteladas!
Para informações adicionais entra em contato comigo! :)
Terei todo o prazer em responder a dúvidas ou aconselhar em casos particulares. :)
Com carinho,
Ana Rita
Olá!
ResponderEliminarJá tinha ouvido falar da planta e o quão era boa para este tipo de problemas!
Gostei muito do post <3
Beijinhos !!
pimentamaisdoce.blogspot.pt
Olá Marta!
EliminarAgradeço o feedback! ❤
Beijinho grande ***
adoro a foto, conheço tão bem esse sitio.
ResponderEliminarr: obrigada , sigo de volta :)
Obrigada Catarina!
EliminarBem vinda! :)
Beijinhos ❤
r: sinto feliz como já não me senti-a à muito
ResponderEliminar:D ***
Eliminar