Descendo ao básico ||
* Imagem retirada da internet
Salut! :)
Quantos de nós damos a devida importância à nossa saúde intestinal? No quadro da nossa saúde geral - física, mental e emocional - esta passa muitas vezes para segundo plano.
Esta publicação serve para enfatizar a ideia de que, no que toca ao nosso bem estar, temos mesmo que descer ao basico...!
Em primeiro lugar, vejamos o papel das nossas (muito amigas) bactérias benéficas, habitantes do nosso trato gastrointestinal. Permitem um intestino a funcionar bem, capaz de te auxiliar na função imunitária, absorvendo correctamente os nutrientes, e participando até ao nível dos processos cerebrais...
... E estas amiguinhas são sensíveis a uma série de factores! Como: poluição, pesticidas, alimentos processados (!) e não menos importante, o stress diário e a toma de antibióticos.
Mas claro, há coisas que não podes evitar... Digo, se tens que tomar um antibiótico, evidentemente que não há volta a dar. Eu por exemplo, ainda há uns meses a trás tive de recorrer a um - e por uma coisita que parecia insignificante, a gengiva inflamada perto da mó do siso, depois piorou, passou para o ouvido... Enfim.
Mas uma coisa que podes, e deves fazer aquando do término da embalagem de antibiótico, é recorrer a uns bons probióticos. Sempre vai ajudando a repor alguma flora intestinal, que foi inevitavelmente afectada pela toma do antibiótico - pois ele mata realmente as bactérias: as nocivas, e também muitas benéficas que fazem bastante falta... Infelizmente, não descrimina. :)
Também podes ter o cuidado, de nessa altura, optar ainda mais por alimentos - vegetais crus. Uma boa salada de rebentos baby, por exemplo e bons iogurtes biológicos.
Factores como alimentos processados, são fáceis de evitar, isto para quem se consciencializa dos benefícios de um estilo de vida cada vez mais natural e orgânico. Optando por comida viva, clean, e sempre que possível biológica - evitando os pesticidas, que tanto desregulam o nosso sistema intestinal, endocrino e hormonal.
Assim, potencializamos (descendo ao básico) o nosso bem estar físico - os nossos ritmos tão naturais e biológicos, o mental e o emocional. Sim, conseguimos exponencialmente cada vez menos stress (o que também por sua vez afeta o intestino e as sua bactérias benéficas), menos ansiedade, e um bem estar emocional duradouro - que depende cada vez menos de factores "externos".
Porque, ainda mais importante que os acontecimentos do dia a dia, é a maneira como lidamos com eles.
E... a maneira como cuidamos de nós próprios pelo caminho.
Com carinho,
Ana Rita
Temos que olhar para todas as componentes da nossa saúde com o mesmo grau de importância!
ResponderEliminarJá aprendi mais algumas coisas hoje :D
r: Muito, muito obrigada
Isso é mesmo interessante :)
Beijinhos*
Oh muito obrigada Andreia! Fico feliz! :D
EliminarBeijinho grande ***
Cada vez mais tenho estado alerta para este tema, acho muito importante conhecermos o nosso corpo e como ele funciona! Costumam dizer que o intestino é um segundo cérebro e eu não podia concordar mais! Muitas das mudanças na nossa vida, doenças e estado de espírito têm repercussões neste grande órgão!
ResponderEliminarGostei bastante da publicação :)
Olá Inês! Ainda bem que gostaste :)
EliminarÉ muito importante mesmo. Acreditas que até a minha pele do rosto ganhou uma saúde e luminosidade como nunca antes teve, agora que tenho certos cuidados com a saúde intestinal...? Tudo a ver mesmo. Muitas vezes para situações de pele problemática a solução está no intestino e na sua saúde : absorções de nutrientes, excesso de toxinas, etc.
Agradeço imenso o feedback! ❤
Muitas vezes não damos a devida atenção à nossa saúde...
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
É verdade querida Isabel, mas quando passamos a dar as coisas começam na correr bem melhor...! :)
EliminarBeijinhos e obrigada ❤
Gostei muito desta publicação! Mais uma vez está repleta de informação pertinente sobre como podemos tomar conta de nós próprios e isso é algo essencial.
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigada pelo carinho S!
EliminarSim, é fundamental. :)
Beijinhos ❤
É sempre bom a partilha de informação relacionada com hábitos alimentares saudáveis, parece muito fácil negligenciar a qualidade alimentar com a quantidade de produtos menos bons que temos à disposição. Gostei de ler. Beijinhos :)
ResponderEliminarSim, focaste um ponto importante Ana. Temos realmente à disposição alimentos que a primeira vista podem parecer inofensivos ou saudáveis, mas que não o são. De todo.
EliminarMuito obrigada!
Beijinhos ❤
Graças a Deus agora já consigo comer mais alimentos biológicos porque no sítio onde estou criamos os animais e temos hortinhas. :) Tanto que os meus intestinos me pediam. :P
ResponderEliminarBeijinho
www.trendsandfashionblog.pt
Isso é muito bom. Com certeza que vês imensas melhorias nesses sentido!
EliminarBeijinho grande, Cidália ❤