Própolis ||

Olá a tod@s!

Hoje resolvi partilhar convosco uma opção natural para as comuns doenças de Outono/ Inverno.

Funciona sobretudo com um cariz preventivo em situações de sistema imunitário fragilizado, sendo nesse campo um opção muito acertada. Se não, vejamos... :)

"Esta substância resinosa é utilizada como antisséptico há 2300 anos. As abelhas são a sua fonte: quando ainda não há nectar, nem polén, recolhem a resina da casca das árvores, e usam-na para forrar as paredes da colmeia. Tapam buracos, mas, mais importante ainda, utilizam-na para proteger o seu lar dos germes (bactérias, fungos, etc) e intrusos perigosos."


Funciona para nós como o antisséptico respiratório por excelência. Um antibiótico natural ao qual os microrganismos patológicos não desenvolvem resistência e sem os efeitos secundários adversos habituais dos fármacos.

Assim, todas estas propriedades da Própolis podem ser utilizadas para tratar os problemas mais comuns de inverno, associados ao sistema respiratório: gripes, constipações, bronquite, faringite, amigdalite, rinite, etc. No entanto, em situações de elevada gravidade, ou em infecções já muito avançadas será necessário um tratamento com fármacos químicos... Temos sempre que analisar o custo/benefício de determinada situação - sempre com bom senso e flexibilidade. Essa tal flexibilidade falta muitas vezes em profissionais, tanto de Naturopatia como de Medicina.

Não existe uma solução universal. Existe sim algo que nos poderá ser útil em determinada situação. Sem inviabilizar outro tratamento ou abordagem para outro caso no mesmo indivíduo.

Já agora vos confesso, eu não tenho absolutamente nada contra os antibióticos. Sim, sei dos seus malefícios, sei das consequências do uso indiscriminado dos mesmos.. mas... Se não fossem os antibióticos, eu, por exemplo não estava aqui hoje a escrever-vos. Daí que saiba realmente reconhecer o seu valor.


Agora,


Uma noção de que a Própolis, ou a Equinacia podem genericamente estimular as defesas do corpo, ajuda certo? ... Pode até ser um factor que me irá prevenir ou evitar a toma de um antibiótico este ano... Isso é bom.


A natureza está sempre aqui para nós.


Para mais informações sobre o tema de fitoterapia para as doenças de inverno, casos específicos, ou curiosidades e combinações possíveis de plantas, contacta-me por e-mail, ou então fala comigo nos comentários! :)


Com carinho,

Ana Rita

Comentários

  1. Desconhecia totalmente, é mesmo bonito como a natureza consegue cuidar de nós :)

    https://mywanderingdayss.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Desconheço completamente a Propolis, mas fiquei bastante curiosa. Como é que pode ser utilizada ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada pela pergunta. :) Ela existe no formato cápsula/suplemento. Também podes encontrar como constituinte de fórmulas de suplementos que servem para fortitificar a imunidade. No entanto acho mais proveitoso usá-la como substância isolada, ou se optarmos por combinar com outra planta preferir usá-las em separado, isto é, duas cápsulas diferentes.

      Conheço da marca Arkocapsulas. No entanto se te informares na tua farmácia ou loja de produtos naturais com certeza encontras! :)

      Beijinho*

      Eliminar
  3. Raramente fico doente e este ano, com a gravidez, espero mesmo não ficar! Já agora, isto é seguro para tomar na gravidez? Sei que nem todos os suplementos naturais se podem tomar, mas confesso que nunca explorei muito o tema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia!

      Com certeza que vai correr tudo bem! ❤

      Esta substância não é aconselhada durante a gravidez.

      Qualquer dúvida dispõe! ;)

      Um beijinho*

      Eliminar

Enviar um comentário

O teu comentário é bem vindo! Se quiseres seguir o blogue clica no ícone do canto superior esquerdo do home do blogue ❤ e faz parte dos meus amigos orgânicos! :)

Mensagens populares deste blogue

Women stuff

Limão e Manjericão ||

Integral

Resveratrol ||

Simples ||